Skip to content Skip to footer

 Os estilos de cafés – do tradicional ao especial

Você já deve ter ouvido algumas vezes as pessoas falando de cafés extra fortes, tradicionais, superiores, especiais ou gourmet, não é? E já sabe a diferença entre eles? 

Hoje no Brasil e no mundo existem associações específicas para qualificar os cafés que são vendidos para o mercado. Quem diz que o Brasil só toma cafés ruins porque os nossos grãos bons vão todos para exportação está bastante enganado. Há alguns anos o café brasileiro de excelente qualidade passou a ser consumido e vendido com mais facilidade no país. 

De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, usada em todo o mundo, os cafés são classificados por pontos, até 100, de acordo com as diversas características. São elas: uniformidade, ausência de defeitos nos grãos, aroma, sabor, acidez, corpo, balanço, harmonia e geral.

E muita gente acredita que os cafés gourmet e especiais são a mesma coisa. Mas atenção, um café só pode ser considerado especial se a sua pontuação for acima de 80 pontos, de acordo com a SCAA –  Specialty Coffee America Association, que é a responsável pelas avaliações no Brasil. Esses cafés têm uma cor mais clara que os tradicionais e um sabor intenso da fruta. Os cafés tradicionais e extrafortes vendidos principalmente em supermercados e mercearias, têm pontuação mais baixa que os gourmet ou especiais. E são cafés que apresentam até 20% de defeitos (grãos verdes, passados, escuros etc.), por isso, normalmente passam por uma torra mais forte, chamada torra escura, fazendo com que a bebida fique com um gosto mais amargo no final. Atenção, defeito do grão não é impureza! 

Já a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café faz uma classificação diferente. Desde 2023 classifica seus cafés por meio de seus estilos de bebida, levando em consideração as suas características sensoriais. Inclusive a indústria do café passou nos últimos 2 anos por mudanças obrigatórias nos rótulos das embalagens. Atualmente os rótulos têm que descrever: a) amargor, b) doçura, c) qualidade da acidez, d) notas sensoriais. E os cafés extrafortes devem incluir ainda a informação sobre o ponto de torra.  

Os Selos ABIC estão inseridos nas embalagens. Nos tradicionais, extrafortes, superior e gourmet o selo indica Pureza e Qualidade, já o selo Especial é de Pureza, Qualidade e Sustentabilidade. Cafés que levam o selo são os que atendem aos padrões do Programa de Qualidade de Café ABIC e foram avaliados com a metodologia do Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados.

Com base em todas essas informações, o consumidor final pode escolher seus cafés de acordo com sua preferência de estilo. 

Dicas para comprar cafés especiais 

Já falamos por aqui sobre a diferença dos estilos de cafés. Então, vamos às dicas para quem quer se iniciar no mundo dos cafés especiais e saber como comprá-los. 

A primeira dica é reconhecer o rótulo. Nele deve haver a indicação de Café Especial ou a pontuação acima de 80 pontos. Muita gente acha que o café 100% arábica é um café especial, mas não se engane. Arábica é apenas uma espécie de grão que tem centenas de variedades, como Bourbon, Novo Mundo, Arara, Catuaí etc. Não é a espécie do grão que o torna especial!

Hoje no Brasil temos muitos cafés do grão tipo Canéfora que são classificados também cafés especiais, apesar desse tipo de grão ter sido considerado de qualidade inferior por muito tempo! Os robustas amazônicos por exemplo (uma variedade do Canéfora), vem ganhando cada vez mais destaque no mercado e até campeonatos especiais para esse tipo de café!

A segunda dica é ficar atento às regiões de produção do café, as chamadas Denominações de Origem. Assim como o vinho e os azeites, os cafés vem se consolidando nas Denominações de Origem. Em Minas Gerais tem várias regiões produtoras dos melhores cafés do país! As regiões do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas são produtoras de cafés de excelente qualidade. Então, se você identificar uma dessas regiões, é bem provável que esteja comprando um bom café!

Por fim, indicamos comprar seus cafés especiais em cafeterias ou empórios. Assim você pode bater um papo com o atendente ou barista, saber mais sobre o produto. Muitas vezes pode até experimentar um pouco antes de levar para casa fazendo uma escolha certeira do seu café!

Por Janine Avelar
Idealizadora do Caneca Sincera, é mineira e apaixonada por café, lugares e pessoas! Embaixadora Especialista ABIC 2024 (Associação Brasileira da Indústria de Café), atua há mais de duas décadas nos segmentos de cultura e comunicação. 

Leave a comment

Caneca Sincera © 2026. Todos os Direitos Reservados