Skip to content Skip to footer

Café Arábica e Canephora, conhece as duas espécies?

A planta de café pertence à família das Rubiáceas, que possui cerca de 7 mil espécies. As duas mais conhecidas são a Arábica e Canephora, ou Canéfora.

A espécie mais comercializada no mercado e mais produzida no Brasil é a Arábica e por isso encontramos muitas vezes nas embalagens a expressão “100% ARÁBICA”. Mas o Arábica é de origem etíope, e apresenta qualidade, principalmente quando plantado numa altitude acima de 1200 metros. Essa espécie tem muitas variedades como Bourbon, Arara, Mundo Novo, Catuaí dentre outras.  

O Catuaí (espécie Arábica) é o café mais plantado no Brasil e no mundo, tem acidez moderada e por sua doçura normalmente é consumido sem açúcar. O Bourbon normalmente tem a textura achocolatada, acidez média e aroma forte, ideal para quem prefere um café mais adocicado. Enfim, cada espécie apresenta suas características próprias. 

A segunda espécie é a Canéfora, originária da África Ocidental, que possui duas variedades mais conhecidas: Conilon e Robusta. No Brasil essas variedades são mais produzidas principalmente em Rondônia, Bahia e Espírito Santo. Mas Minas Gerais já possui algumas lavouras dessa espécie. 

O que mais chama a atenção é que o Canéfora tem quase o dobro da cafeína da espécie Arábica. A Arábica se apresenta como um café mais leve, menos encorpado, doce e ligeiramente ácido, enquanto o Canéfora é mais encorpado, mais amargo, com menos doçura e acidez. É muito usado para produção de cafés instantâneos, garantindo que os cafés preparados fiquem mais encorpados e com mais sabor.

O Canéfora é uma planta mais resistente e se desenvolve em locais quentes e úmidos, e também com baixas altitudes (600 metros). Essa espécie apresenta um custo menor de produção, assim chegando ao consumidor final com um custo mais ajustado. 

O país está aprimorando sua produção de Canéfora trazendo para o mercado produtos de excelente qualidade, inclusive cafés premiados. Essa espécie, por ser mais resistente e com custo menor, vem abrindo mais espaços no mercado e sendo apontada como uma das soluções para o bolso do consumidor, visto que os cafés, por terem passado por dificuldades na safra de 2024, tem chegado às gôndolas com reajuste de preços. 

Por fim, vale falar sobre os blends. No Brasil, os cafés comerciais, aqueles vendidos em supermercados, mercearias e padarias, podem conter a mistura das duas espécies de grãos e são chamados de Blends. 

Para saber qual o estilo de café e o tipo de espécie agrada mais ao paladar, atenção aos rótulos e embalagens. Conhecer para melhorar os processos de escolha.

Por Janine Avelar
Idealizadora do Caneca Sincera, é mineira e apaixonada por café, lugares e pessoas! Embaixadora Especialista ABIC 2024 (Associação Brasileira da Indústria de Café), atua há mais de duas décadas nos segmentos de cultura e comunicação. 

Leave a comment

Caneca Sincera © 2026. Todos os Direitos Reservados